A Prefeitura de Ipatinga fez um alerta nesta segunda-feira, 26, sobre o descaso de muitos proprietários de animais, que tem resultado em grande número de apreensões em função de riscos à segurança e violações ao Código Municipal de Posturas.
Em rondas de prevenção e fiscalização, um caminhão gaiola, também conhecido como boiadeiro, cumpre jornadas diárias de cerca de 12 horas pela cidade, e os animais em situação irregular são apreendidos e transportados ao Curral Municipal, onde recebem cuidados específicos. Na sequência, é realizado um processo de investigação para que o dono seja identificado e localizado. Além da apreensão dos animais, os infratores estão sujeitos a multas.
Por circularem perigosamente ou serem encontrados pastando em locais não permitidos, 66 animais foram recolhidos somente no mês de agosto, sendo 60 equinos (cavalos, éguas, potros, burros e mulas) e seis bovinos (bois, vacas e bezerros), de acordo com relatório que mostro o Bom Jardim como recordista de apreensões no período, com 11, seguido pelo Jardim Panorama, com sete.