Com quatro diferentes fusos horários (-2, -3, -4 e -5 GMT), as eleições gerais nos domingos 2 e 30 de outubro deste ano, contarão com uma particularidade que até 2018 não existiam. Por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os horários de votação este ano começarão entre 6h e 9h, dependendo da localidade do país, ficando assim, uniformizados em relação horário de Brasília.
Em pleitos anteriores, o TSE somente divulgava os resultados após o término do recebimento dos votos no Acre, último estado a concluir a votação, que, antes da uniformização, ocorria conforme o horário local. A norma, que também era prevista em resolução, visava evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.
Por conta disso, a votação na maioria dos estados, cujo fuso é -3 GMT, começará no horário habitual, ou 8h. Já as seções eleitorais de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima abrirão uma hora antes, ou seja, às 7h no horário local. Nessas regiões, o fuso horário é -4 GMT.
Boa parte das cidades do Amazonas também iniciarão a votação às 7h, mas, como algumas localidades seguem o fuso horário do Acre (-5 GMT), nesses lugares, os trabalhos de coleta dos votos do eleitorado começarão com duas horas de antecedência, ou seja, às 6h. Em Fernando de Noronha, única região do país onde o relógio está uma hora à frente (-2 GMT) a votação será iniciada às 9h do horário local.
Como funciona a hora GMT.
A expressão GMT (Tempo Médio de Greenwich) são coordenadas de tempo. Um dos vários nomes para às 24 horas do dia, usado pelas comunidades científicas e militares. Outros nomes para esta medida de tempo são Zulu e UTC (Coordenadas Universais de Tempo).
No Brasil são adotados quatro fusos horários diferentes, devido às dimensões continentais do país, sendo a referência a hora de Brasília, com fuso horário UTC -3h, e abrangendo todos os estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, onde ficam as maiores cidades do país. No Norte, (com exceção do sudoeste da Amazônia brasileira) e nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-oeste, tem-se o fuso UTC -4h. O estado do Acre e o sudoeste do Amazonas possui o fuso UTC -5h. Há ainda o horário do Arquipélago de Fernando de Noronha e das ilhas de Trindade e Martim Vaz, onde se utiliza o fuso UTC -2h.
Para você entender melhor, a hora mundial é baseada no horário marcado pelo Observatório Real, localizado em Greenwich, Londres. Quando o relógio marca 12h, são 10h em Fernando de Noronha (-2); 09h em Brasília e na maioria dos outros estados (-3); 08h em Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima e boa parte do Amazonas (-4) e 7h no sudoeste do Amazonas e em todo o estado do Acre (-5).