Com coberta de 80% do público alvo até o momento, o Ministério da Saúde prorrogou até 30 de setembro a campanha de vacinação contra a pólio. Com isso, a Prefeitura de Paraíso, vem ressaltando a importância da atualização da caderneta e faz um apelo aos pais ou responsáveis. Atualmente, o município possui 2234 crianças aptas a receberem a vacina contra a pólio, porém, até o momento apenas 80% foram vacinadas. A meta é atingir 95% do público-alvo.
“Devemos garantir a imunização de nossas crianças, pois as baixas coberturas vacinais acabam contribuindo para a reintrodução de doenças que já não ocorriam mais devido à vacinação. Devemos ficar atentos e proteger quem amamos”, destaca a enfermeira referência técnica em imunização, Silvania Barbosa Ferreira Silveira.
Diversas estratégias estão sendo realizadas para garantir a proteção das crianças, como vacinação nas escolas, tanto em particulares quanto públicas, nas creches e também nos domicílios. As unidades de saúde também permanecem oferecendo a imunização de 7h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira. É necessário levar cartão de vacinas e do SUS.
As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Estarão disponíveis para os adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).