Um novo golpe vem chamando a atenção da PF (Polícia Federal) em todo o país. Ele ficou conhecido como “golpe da mão fantasma”, onde os criminosos conseguem controle total sobre o celular da vítima em tempo real. Segundo levantamentos oficiais, cerca de 40 mil boletins de ocorrência já registrados nos 26 estados e no Distrito Federal.
O modus operandi dos golpistas é enviar uma mensagem ou um e-mail ou fazer um telefonema à potencial vítima, informando que foram feitas movimentações estranhas na sua conta bancária.
Em seguida, é pedido que um aplicativo seja atualizado por segurança, e um link é enviado. É nesse momento que os criminosos conseguem instalar um programa de acesso remoto no celular da vítima e começam a movimentar tudo que tiverem acesso – em especial, as contas no banco.
Sob controle dos hackers, é como se o dispositivo estivesse sendo usado por uma “mão fantasma”, totalmente oculta que abre e fecha aplicativos sozinho. Na verdade, o celular está sendo acessado de outro lugar, e os criminosos vão atrás de senhas de banco que possam estar salvas no aparelho.
A Polícia Federal alerta que os bancos nunca entram em contato pedindo que seja instalado algum aplicativo, nem enviam links aos seus clientes. Se alguma dessas coisas acontecer, desconfie.