BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Vale do Aço é reconhecido como polo metalmecânico

Finalmente, o Vale do Aço recebeu do Governo de Minas o reconhecimento oficial como polo produtivo de metalomecânico. A nova condição, conhecida oficialmente como Arranjo Produtivo Local (APL) vai, além de agregar valor cultural, histórico e financeiro, colocar a região em evidência na comercialização do segmento. O anúncio foi feito durante a 20ª reunião da Agenda de Convergência, promovida na última segunda-feira pela regional da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), sediada em Ipatinga.

O APL é composto por um conjunto de empresas de um segmento produtivo, localizadas na mesma região, trabalhando de forma cooperada e sinérgica. Por meio da política de reconhecimento, podem ser implementadas ações em diferentes eixos, quais sejam, inteligência de negócios; capacitações gerenciais; estratégias inovadoras de marketing; ações de inovação, pesquisa e desenvolvimento; e internacionalização. Pela sua importância para a economia local, o Vale do Aço também passa a constar nos cadastros e bancos de dados governamentais como região produtiva de destaque metalmecânico.

Para o presidente do APL do metalomecânico Vale do Aço, Marlon Duarte, esse é um novo momento para o setor na região, que atualmente é composto por 80 empresas. “Esse reconhecimento coloca o APL Vale do Aço em evidência no Estado com uma grande possibilidade de ações e oportunidades de acesso aos recursos disponíveis pelo governo”, destacou. “Somos o único município do interior do país a formar um APL para atender à demanda da indústria naval e de petróleo e gás. Acredito que essa medida fortalecerá toda a cadeia produtiva elevando ainda mais o setor”, comentou.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM