Com a participação de quase 5 mil funcionários da fábrica, em Belo Oriente e nas regionais florestais, a Cenibra realizou entre os dias 15 e 19 de agosto mais uma edição da Semana do Compliance, evento promovido para reafirmar as boas práticas nas relações internas e externas dos empregados com fornecedores, parceiros, comunidades e poderes públicos. Com o tema “Seja Compliance”, a campanha teve como lema “Faça a coisa certa do jeito certo” e contou com atividades que ressaltaram a importância da integridade nos negócios.
Compliance é um termo que vem do inglês (“To Comply”) e significa estar em conformidade com leis, regulamentos e normativos externos e internos. As políticas da prática surgiram de uma demanda da sociedade por mais transparência e ética nas relações das organizações com o poder público e as comunidades. O programa da Cenibra visa garantir que o conjunto de políticas, normas, disciplinas e procedimentos seja cumprido por todos, bem como prevenir, detectar e corrigir os problemas, incluindo ocorrências comportamentais que afetam o ambiente de trabalho.
Em sua live com os funcionários o presidente da Cenibra, Kazuhiko Kamada, destacou que o compliance é algo que deve estar presente no dia a dia de todos os empregados. “Não é algo que apenas uma pessoa faz. Todos devem participar. Precisamos pensar de forma mais simples e ter o entendimento do que é o normal. E o que é normal? É fazer algo que não desagrade às pessoas”, explicou.
Kamada fez um apelo a todos os empregados para que não tenham receio em denunciar más condutas. “Peço a todos que tenham a capacidade de perceber que algo não está em conformidade com as boas práticas. Se notarem algo estranho, então quer dizer não está normal. Não vamos pensar que você vai ficar em uma situação ruim se fizer uma denúncia. A empresa protege as pessoas que passam as informações de não conformidade. Vamos participar e ajudar”, conclamou.