Mais 18 novos leitos estão sendo incorporados ao Hospital Municipal de Valadares. No último dia 11, foi aprovada a habilitação definitiva de UTI Geral Adulto Tipo II. Com essa mudança, a cidade salta de oito leitos em 2016 para 26 leitos de UTI Adulto, 20 leitos de UTI Neonatal e 10 leitos de UTI Pediátrica Tipo II, que atende crianças de 0 a 12 anos em estado grave ou potencialmente grave.
Com essa habilitação permanente, o Hospital Municipal, que atende 51 municípios da macrorregião de saúde Leste, diminuiu o déficit de UTI Adulto de 91 para 73 leitos, de acordo com estudo técnico realizado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).
Segundo a secretária Municipal de Saúde, Caroline Sangali, o trabalho realizado pela Prefeitura para conquistar este feito foi tremendo. “Na quinta-feira saiu a divulgação e conseguimos aprovar. Agora, as UTIs pediátrica e adulto estão 100% habilitadas no Ministério da Saúde. Estou muito feliz, pois esta conquista é nossa. Conseguimos cumprir as adequações dentro do prazo. Algumas modificações no Hospital Municipal sabemos que ainda precisam ser feitas e nós vamos continuar fazendo, mas no momento estou muito grata a Deus por ter conquistado a habilitação”.