BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Pesquisa mostra redução da diferença entre Lula e Bolsonaro em MG

Na política brasileira uma verdade se estabeleceu ao longo dos tempos tal qual as leis da física. O candidato a presidente que vence em Minas leva a disputa nacional, geralmente com números percentuais próximos ou iguais aos conquistado no segundo maior colégio eleitoral do país, que reúne em seus 587 mil quilômetros quadrados de território todas as características econômicas e sociais do Brasil; daí espelhar com grande exatidão o resultado geral.

E no momento, os números mostram que a distância entre os dois principais candidatos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), diminuiu de 15,1 pontos percentuais para 11,1 pontos entre os meses de julho e agosto, segundo levantamento do Instituto Datatempo, ligado ao Jornal O Tempo, realizada entre os dias 11 e 16 deste mês. O levantamento mostra a recuperação numérica do presidente tanto no cenário estimulado, quando uma lista de candidatos é apresentada, quanto no cenário espontâneo, quando o eleitor diz um nome voluntariamente ao ser questionado sobre qual seu voto para presidente.

Segundo os números do levantamento realizado por meio de 2 mil entrevistas domiciliares, Lula oscilou, no último mês, de 45,1% para 44,2%. Bolsonaro, por sua vez, passou de 30% para 33,1%. Com isso, a distância caiu quatro pontos entre um levantamento e outro. A margem de erro da pesquisa é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos.

Longe dos dois, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) oscilou de 4,3% para 5,2%. Já Simone Tebet (MDB) foi de 1% para 2% no período. Pablo Marçal, que enfrenta uma batalha com o PROS para tentar manter sua candidatura, foi de 0,6% para 0,9%. O PROS, agora sob nova direção, enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido para retirar sua candidatura e apoiar Lula. Marçal resiste e seu nome ainda consta na lista de candidatos até que o registro de candidatura seja julgado.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM