BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Setor cultural apresenta demandas do setor para Kalil e Silveira

Em encontro realizado na última sexta-feira, 19, os candidatos a governador Alexandre Kalil e a senador Alexandre Silveira, (PSD), reafirmaram o compromissoi de ambos, caso sejam eleitos, com o desenvolvimento do setor cultural no estado. O encontro contou com a participação de lideranças de diversas linguagens artísticas e movimentos culturais, como dança, música, teatro, circo, capoeira, e diversas outras representações, além de trabalhadores do setor. O principal objetivo foi aprofundar o debate sobre a cultura no Estado, como a criação de políticas para fomento e o resgate dos investimentos. Eles receberam as principais demandas e propostas dos diversos segmentos da cultura em Minas, e também cartas de apoio à eleição da chapa, que também conta com o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

Silveira lembrou do trabalho realizado, como relator no Senado, para aprovar e, posteriormente, derrubar o veto do atual presidente da República à Lei Paulo Gustavo, que irá investir R$ 3,8 bilhões na cultura ainda este ano. O senador também foi o responsável por restabelecer a inserção de grupos identitários cuja participação deve ser assegurada pelos estados e municípios entre os projetos contemplados pelo financiamento.

“Lutarei e muito com vocês para unir o povo brasileiro e fortalecer a nossa cultura. Porque além de história, de proporcionar a convivência heterogênea, ela é fundamental para a nossa sociedade, pois também é também justiça social, porque é emprego e renda, mobilização da nossa gente. É importante que sejam feitos cada vez mais investimentos, em especial neste momento, onde o setor sofreu tanto, principalmente o pequeno produtor, os pequenos grupos que representam muito bem a mineiridade e os mineiros”, afirmou o senador.

Já Kalil expor seus planos, apresentando suas realizações frente à Prefeitura de Belo Horizonte nos últimos cinco anos. “Cultura não é uma pauta ideológica, é como saúde, é como educação. Cultura tem importância para todos”, declarou. O candidato a governador salientou que o papel de um governador não é ser responsável pela cultura, mas que é imprescindível a sensibilidade do poder executivo. Ele falou ainda que o setor cultural foi um dos mais sacrificados durante a pandemia e que a o setor precisa ser revalorizado. “Cultura é feito com gente do ramo e orçamento”, destacando a importância da cadeia produtiva para a geração de renda e emprego.

O ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, também participou do encontro e destacou a importância do compromisso do senador e da chapa com a cultura nacional. “O senador Alexandre Silveira teve um papel decisivo na lei Paulo Gustavo, que é uma lei que dá a possibilidade de a área cultural retomar, pelo volume de recursos. Ele era o relator, fez um trabalho que conseguiu unanimidade e derrubou o veto, e isso foi de uma importância decisiva para a área cultural brasileira. Então, ele está de parabéns, pois mostrou de que tem compromisso com a cultura”, afirmou Juca Ferreira.Fotos: João Castilho

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM