BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Hackathon, inovação digital para a Indústria.

Na próxima sexta-feira (29) ao Domingo (31), será realizado o 1º Hackathon Indústria Vale do Aço. Estudantes, desenvolvedores, programadores, designer, publicitários, empresários, makers, empreendedores e profissionais da indústria poderão participar dessa maratona que visa desenvolver soluções para desafios propostos pelas “Gigantes do Vale do Aço”: Usiminas, Aperam, Vale e Cenibra.

O que é Hackaton

É um termo na língua inglesa para designar um desafio no estilo de uma ”maratona de ideias” onde participantes trabalham em equipes para criar soluções para diferentes problemas e desafios.

Desafios

A Cenibra apresentou para esta edição a dificuldade para acompanhar as datas/mudanças na Legislação Federal, Estadual e Municipal que impactam a Cenibra. Outro problema importante, é a gestão mobile de inventário de hardware e software em função da dificuldade de manutenção do Inventário atualizado.

Já a Vale encontra dificuldades em relação a falta de método (equipamento/instrumento) de coleta de dados de pressão, temperatura, velocidade, aceleração, umidade e densidade do ar (partículas suspensas no ar) para identificar problemas em vagões com válvulas de freio diferentes durante a movimentação do trem. Mais voltado para o marketing, para os clientes do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória Minas, não há programa de fidelização e vantagens por uso e, com isso, potenciais de ampliação de benefícios deixam de ser explorados.

Na Usiminas, o desafio é de aumentar o índice de detecção de problemas de qualidade em bobinas da Laminação a Frio. Durante o tempo em que o inspetor de qualidade está registrando manualmente (papel e prancheta) outros problemas detectados anteriormente no sistema, a linha continua operando sem que o inspetor esteja focado no material podendo gerar maior demanda de inspeção nas linhas subsequentes.

Em outro ponto da operação, falta o monitoramento integrado das partículas sedimentáveis no entorno da planta da Usina de Ipatinga. Hoje são monitoradas as partículas inaláveis e as partículas totais, mas as partículas mais “percebidas” pela comunidade são as partículas sedimentáveis as quais não possuem monitoramento específico.

Facilitadores e Mentores

João Marinheiro Virturian da Gerência de Marketing da aérea LATAM será o facilitador que contará com os mentores: Thiago Maciel da Sam24 (Sistema Autônomo de Monitoramento) é uma solução inovadora em segurança; Gustavo Garcia da GTC Automação; Rafael Pereira Figueiredo da AikoLogic (empresa chilena com solução inovadora para gestão de frota e sensores para equipamentos industriais); Túlio Pires da NEED Engenharia (empresa prestadora de serviços de inovação tecnológicas, com abrangência nacional e internacional); Renata Dias e Silva Souza, Bráulio Ferreira de Oliveira, Edvaldo Ataíde Ribeiro e  Diego Fellipe Rodrigues da Silva instrutores do SENAI;

Serviço

A partir de 27 de outubro de 2017, 18h – 29 de outubro de 2017, 20h no SESI SENAI FIEMG – Ipatinga, MG.Inscrições pelo site https://www.sympla.com.br/hackathon-industria-vale-do-aco__194275 no valor de R$60,00 + R$6,00 de taxa administrativa.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM