O mundo mágico das brincadeiras de rua e tudo que o cerca será tema do espetáculo Brincadeira de Criança, que acontece neste final de semana no Vale do Aço. O espetáculo, que dura aproximadamente 45 minutos, conta a história de um garoto que só queria jogar videogame na sua festa de aniversário enquanto seus convidados estavam entediados pois não tinham brincadeiras.
As apresentações acontecem nesta sexta, 5, em Timóteo e sábado, 6, em Fabriciano, com apresentações gratuitas em cada cidade. Além disso, no domingo, 7, haverá duas apresentações nos corredores do Trem da Vale, que sai da Estação Mário Carvalho e vai até a Estação Frederico Sellow em Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente.
Além do Vale do Aço, a Cia. Circunstância irá apresentar o espetáculo gratuitamente em Governador Valadares, segunda, 8, Tumiritinga, terça,9, Conselheiro Pena, quarta, 10, Resplendor, quinta, 11, e Antonio Dias, sexta, 12. Formada por cinco artistas de Belo Horizonte que têm em comum a arte do palhaço, a Circunstância está há 18 anos levando o riso e a alegria por meio de apresentações que unem o circo, o teatro de rua e a palhaçaria.
“O brincar e o movimento são a vida da criança, é tão importante quanto comer e dormir. É brincando e se movimentando que a criança descobre a si mesma e se conecta com a realidade de como o mundo funciona! É ali, entre o pega-pega e o esconde-esconde, que a criança experimenta, imagina, cria, inventa e aprende sobre si mesma, que toma consciência de seu corpo, suas habilidades e competências. É ali que ela aprende sobre o funcionamento das coisas, sobre as relações, sobre emoções. A brincadeira é o mundo delas! E que mundo bom! Por isso, com o brincar não se brinca. O brincar não é o tempo que resta, o brincar é o tempo que fica”, afirmou Ana Biagioni, professora e estudiosa da infância, do brincar livre e da motricidade livre.
Sexta-feira, 5 de agosto
10h e 13h30
Local: Escola Municipal Said Albeny Endereço: Rua sete, 35
Sábado, 6 de agosto
8h e 9h30
Local: Praça 1o de Maio Evento gratuito