BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Ipatinga promove encoleiramento de cães no Esperança

Com a previsão de atender pelo menos 120 animais, a Prefeitura de Ipatinga está realizando em alguns quarteirões do bairro Esperança o encoleiramento canino. O município foi contemplado com um projeto piloto que auxilia na prevenção e controle químico da Leishmaniose Visceral Canina (LVC). O objetivo do programa é diminuir a prevalência da LVC nos cães e, consequentemente, o número de casos humanos.

As equipes de zoonoses estarão passando de casa em casa, realizando o teste rápido. Os animais que testarem negativo serão cadastrados e receberão a coleira, válida por seis meses, assim como uma coleira com validade para igual período, durante os quatro anos de vigência do projeto

Para definição da área a ser atendida foi realizado um estudo epidemiológico, levando em consideração o maior coeficiente de incidência de casos tanto em humanos quanto em animais. O projeto foi escrito pela médica veterinária da SCZ, Amanda de Barros Martins, e aprovado pelo Ministério da Saúde (MS), que também definiu o zoneamento.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM