Dois anos após a sua inauguração, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Fabriciano já registrou mais de 82 mil atendimentos e cerca de 360 mil procedimentos, numa média de 490 serviços diários. Situada na avenida Maanaim, no Sílvio Pereira ll, a UPA socorre pessoas de Fabriciano e outros municípios, graças à facilidade de acesso na ligação com a BR 381. Somente em 2022, foram atendidos pacientes de 559 cidades diferentes.
Somente neste último ano, a UPA ampliou duas vezes o número de atendimentos em comparação com o primeiro ano de atendimento. Tudo isso se explica também pelos investimentos feitos na unidade com aquisição de novos equipamentos e contratação de pessoal pela administração municipal junto ao Ministério da Saúde. A realização de procedimentos e exames de média complexidade, como hemogramas e eletrocardiogramas melhorou a capacidade de resposta da equipe médica. Em 12 meses, foram realizados 1,4 mil eletros e mais de 3 mil hemogramas.
A medicação de urgência ofertada em tempo garante atendimento de qualidade e satisfação aos pacientes. Desde que se tornou unidade sentinela, a UPA também virou referência em atendimento a pacientes sintomáticos respiratórios. Em breve, a unidade ganhará uma nova ambulância (UTI móvel), possibilitando o transporte dos pacientes para o Hospital Dr. José Maria Morais (antigo Siderúrgica).