A Fundação Renova lançou no dia 24, um edital onde pretende contratar fornecedores para atuar na restauração florestal de cinco novos lotes na bacia do rio Corrente Grande. No manancial será construída a captação de água da nova adutora de Governador Valadares.
O valor destinado poderá chegar a quase R$ 122 milhões e deve beneficiar uma área de quase 4 mil hectares nos municípios de Açucena, Divinolândia de Minas, Gonzaga, Guanhães, Sabinópolis, São João Evangelista, Sardoá e Virginópolis. Os editais preveem ações de restauração florestal com plantio de espécies florestais nativas e condução da regeneração natural com objetivo de conservação do solo e água, a fim de aumentar a infiltração de água no solo, ampliar a biodiversidade da região e diminuir os processos erosivos.
Há cerca de um mês, a Fundação Renova assumiu o compromisso de destinar cerca de R$ 60 milhões para promover a restauração florestal de 1,7 mil hectares na bacia do rio Corrente. As ações também serão desenvolvidas por fornecedores contratados via edital. Ao oferecer serviços técnicos, científicos e operacionais, as empresas ou consórcios contratados se tornam responsáveis pela execução das ações estabelecidas pelos programas de recuperação na Bacia Hidrográfica do Rio Doce.