Pelo menos R$ 1,1 milhão já foram investidos pela Fundação Renova em projetos de instituições sociais de Valadares. Os recursos, já repassados, beneficiaram instituições como o Instituto Nosso Lar e o Instituto Brasil Igualdade Social (Ibis).
No Instituto Nosso Lar, crianças e adolescentes participam de oficinas semanais de balé, dança contemporânea e urbana, atividade física, inclusão digital e outras. A ideia é que no fim do ano seja realizada uma exposição de fotografia, literatura e grafite, além de um espetáculo de dança.
Já o Instituto Brasil Igualdade Social realiza atividades físicas, duas vezes por semana, para pessoas com mais de 50 anos. Entre as modalidades, estão caminhadas orientadas, ginástica, alongamentos e dança. Além disso, de tempos em tempos acontecem outras ações, como intercâmbio social, interação coletiva, palestras, debates e rodas de conversa.
O Edital de Proteção Social apoia projetos voltados ao atendimento de famílias ou indivíduos de baixa renda atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.