HOME HEADER FSFX 02
HOME HEADER FSFX 01
HOME HEADER FSFX 03
HOME HEADER FSFX 04
HOME HEADER FSFX 05
HOME HEADER FSFX 06
HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

Excursão leva lojistas para conhecer artesanato do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas

Um grupo de 14 lojistas de sete estados brasileiros ganham a estrada esta semana para a Trip to Origin ou viagem à origem, uma ação do Sebrae Minas e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), para conhecer de perto a identidade e origem do artesanato do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, e estimular a venda dos artesãos. A expedição, que teve início em Belo Horizonte, acontece até o próximo domingo, 29 de maio.

Nesse período, o grupo vai percorrer quase 2 mil quilômetros e visitar 16 núcleos de produção em 12 municípios: Diamantina, Minas Novas, Campo Buriti e Campo Alegre (distritos de Turmalina), Chapada do Norte, Berilo, Itinga, Santana do Araçuaí (distrito de Ponto dos Volantes), Itaobim, Caraí, Ferreirópolis (distrito de Salinas), Taiobeiras, Grão Mogol, Januária, Cônego Marinho e Pirapora. Entre as peças produzidas, estão as cerâmicas, inclusive as tradicionais bonecas do Vale do Jequitinhonha, esculturas em madeira, tecelagem e ornamentos feitos com plantas típicas da região, como sempre-vivas, capim dourado e bambu.

Confirmaram presença nesta expedição, lojistas de Minas, Santa Catarina, Pernambuco, Sergipe, São Paulo, Alagoas e Distrito Federal. “Trip to Origin é uma ação do Sebrae realizada em parceria com o Governo de Minas que, em edições anteriores, gerou mais de R$ 200 mil em negócios para os artesãos mineiros. Este ano, nosso objetivo é superar esse resultado, ampliando as vendas do artesanato produzido em vários municípios e comunidades do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas”, afirma o subsecretário de Desenvolvimento Regional da Sede-MG, Douglas Cabido.

Além de gerar vendas diretas e encomendas, a viagem permite aos compradores conhecerem de perto a realidade dos artesãos e a identidade cultural que está presente em cada trabalho, dando a eles repertório para que seus clientes saibam da história que há por trás de cada peça. “Essa ação permite que os lojistas conheçam a origem e entendam o contexto em que as peças são criadas, incentivando o reconhecimento do território como produtor de artesanato com identidade e qualidade”, explicou Amanda Guimarães, analista do Sebrae Minas que coordena a excursão.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM

Home – IBI – Custom AD2