Realizado no último sábado, 07/10, na Faculdade Pitágoras – Campus Horto, o She’s Tech Day Vale do Aço apresentou o testemunho de 04 empreendedoras digitais que, entre questões diversas sobre o tema, discorreram vários exemplos sobre as dificuldades específicas de ingressar e dividir o espaço em ambientes de trabalho de base tecnológica, predominantemente, masculinos. Dani Marinho, programadora de computadores da ONG Technovation, contou o quanto desafiador foi ser reconhecida, primeiramente pela família quanto a sua opção profissional e depois por seus pares do sexo masculino como profissional competente nas empresas por onde passou.
A segunda palestrante, Joanna Pagy da Seels, empresa de base tecnológica, viveu vários desafios fora do país e começou a empreender dentro dos empregos que conseguiu por lá, sendo seu último, tornado sócia. Apresentou aspectos emocionais que distinguem as mulheres quanto as dificuldades da vida empresarial e suas reações. Apontou, o instinto “uteral” como diferencial para tomada de decisões nos negócios. Já Míriam Dutra, da startup “Aqui Faz Tudo”, quando indagada sobre as cobranças familiares sobre a sustentabilidade do negócio opta por ser evasiva e deixar que acreditem no êxito de curto prazo, apesar de, na prática, passar por desafios cotidianos que, se relatados aos pais, gerariam desconfiança e desmotivação quanto a manutenção do negócio.
Quanto a Marcelle Pena, da startup “Veguiando” voltada para a localização de restaurantes e lojas de alimentos para os adeptos a dieta vegana ou vegetariana, ser empreendedora digital impôs renuncias e outras restrições de consumo de necessidades próprias do sexo feminino. O apoio de amigos e de profissionais de saúde são importantes para a manutenção do foco.
Próximo She’s Tech Day
O She’s Tech Day foi iniciativa de Ciranda de Moraes que trouxe o evento para o Vale do Aço pela primeira vez. Fomentar o empoderamento feminino através do relato de experiências de empreendedoras digitais tem alcance para qualquer tipo de iniciativa empreendedora, afirma a organizadora. O evento aconteceu de 08:30 às 19:00 ee contou com workshop, apresentação de cases, palestras de mulheres de destaque no cenário empreendedor mineiro, mesa redonda para discussão de assuntos relacionados ao tema, além de muita interação, colaboração e networking.
Depois do sucesso do primeiro, Ciranda garante o segundo Shes Tech Day em 2018.
O Shes Tech Day contou com o apoio do governo de Minas Gerais através do seu agente de desenvolvimento local, Luciano Leão, do Sebrae e da Faculdade Pitágoras