HOME HEADER FSFX 03
HOME HEADER FSFX 02
HOME HEADER FSFX 01
HOME HEADER FSFX 04
HOME HEADER FSFX 05
HOME HEADER FSFX 06
HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

Questões raciais e entidades de matriz africana marcam desfiles das escolas de samba do Rio

Depois de dois anos suspenso, devido à pandemia de COVID-19, o maior espetáculo do Brasil e um dos maiores do mundo voltou a ser realizado. O desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro aconteceu neste fim de semana, trazendo para a avenida muita animação, brilho e culto aos orixás.

As entidades das religiões de matriz africana e as questões raciais foram abordadas por quase todas as escolas que passaram pela Sapucaí. As favoritas deste Grande Rio, que foi premiada com o Estandarte de Ouro do Jornal O Globo, e Beija Flor de Nilópolis, trouxeram enredos homenageando Exú e as personalidades negras que marcaram a história do Brasil, respectivamente.

O Salgueiro também tratou sobre questões raciais, trazendo o enredo “Resistência”, que mostrou pontos do Rio de Janeiro que viraram pontos da cultura negra na cidade. A rainha de bateria Viviane Araújo desfilou grávida.

Além dessas, a Paraíso do Tuiuti trouxe uma homenagem a grandes personalidades negras do mundo, como o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, a cantora pop Beyoncé e a drag queen RuPaul. A Portela, uma das mais tradicionais agremiações cariocas, trouxe para a avenida uma homenagem ao Baobá, árvore sagrada do continente africano. E a Mocidade homenageou Oxóssi, entidade do Candomblé que representa a caça.

Homenagem a Paulo Gustavo

A escola de Samba São Clemente trouxe para a avenida um enredo homenageando o ator Paulo Gustavo. Diversos artistas amigos do humorista estiveram presentes nas alegorias, que retratavam a vida e a carreira de Paulo, morto em maio de 2021 vítima da COVID-19.

A mãe do ator, Dea Lúcia, que inspirou Dona Hermínia, uma de suas personagens mais famosas, esteve presente na comissão de frente da escola, trazendo muita emoção a quem assistia o desfile e cantava o enredo.

Acidentes

Os desfiles das escolas do Rio foram marcados por dois acidentes. No último dia de desfile das escolas do grupo de acesso, um carro alegórico imprensou as penas na menina Raquel Antunes da Silva, de 11 anos que, após dois dias internada, faleceu em um hospital no Centro da cidade.

No sábado, outro carro imprensou uma componente da escola Paraíso do Tuiuti, que havia passado mal e estava recebendo atendimento na lateral da avenida. A mulher de 71 anos foi socorrida e liberada após passar por avaliação médica.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM

Home – IBI – Custom AD2