Valadares pede mais agilidade nas obras de captação de água

Em mais uma reunião, essa realizada no último dia 20, o prefeito de Valadares, André Merlo, cobrou mais rapidez e agilidade da Fundação Renova nas obras da nova adutora de captação de água da cidade. Também participaram do encontro, realizado na prefeitura, o deputado federal Hercílio Coelho Diniz, secretários do governo e diretores do SAAE/GV.

Na oportunidade, eles puderam tomar conhecimento do cronograma, que hoje está, segundo o relatório da Renova, com 56% concluído, com previsão de que tudo fique pronto até dezembro. A construção da adutora é uma ação reparatória e compensatória da Renova em virtude do rompimento da barragem de Bento Rodrigues, em Mariana, em novembro de 2015.

Quando estiver concluído, o novo sistema de captação vai levar água do rio Corrente Grande, à partir de Baguari, até as Estações de Tratamento de Água (ETAs) nos bairros Santa Rita, Vila Isa e Centro. A adutora terá cerca de 22 km de extensão e uma vazão aproximada de 900 litros por segundo, reduzindo em até 65% a dependência do fornecimento de água por meio do rio Doce.

O rio Corrente Grande nasce no município de Sabinópolis e percorre cerca de 200 quilômetros até desaguar na margem esquerda do rio Doce na altura da Usina Hidrelétrica de Baguari, localizada perto da BR 381, entre Valadares e o Vale do Aço.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM