Num acordo que vai garantir o plantio de mil mudas, melhorias e adequações nas vias ao redor, e a construção de 13 barraginhas para contenção de água de chuvas, entre outras melhorias, a Prefeitura de Belo Oriente, a Cenibra, a Emater e a Copasa firmaram na última semana um pacto que visa a preservação da microbacia do córrego do Simplício, na zona rural do município.
O programa Pró-Mananciais implantado já executou aproximadamente 15,7 mil metros de cercamento em áreas de nascentes e mata ciliar. Também foram realizadas melhorias em estradas, plantio de mudas, capacitações, oficinas e implantação do projeto “Chuá Socioambiental” na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto, localizada na sede do município. Ainda estão previstos a construção de 330 metros de terraços em curva de nível, de duas fossas rurais para eliminação de dejetos humanos nos cursos d’água, e a implantação de unidade demonstrativa de 1 mil m² do sistema agroflorestal.
Segundo o gerente da regional Vale do Aço da Copasa, José Augusto Neves dos Reis, o “Pacto das Águas”, como está sendo chamado, é o coroamento com bastante êxito de todas as ações implementadas pelo Pró-Mananciais, que tem várias parcerias de entidades do município e da própria comunidade. “E aqui em Belo Oriente tem uma cultura de proteção muito forte e o programa vem para contribuir com essas ações”, destacou.
Representando a Prefeitura, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Vagner das Graças Roque frisou que o programa tem cercamento de cursos d’água, de matas ciliares e de topo do morro e também traz reflorestamento de áreas degradadas e a recuperação dessas áreas, coisas de suma importância para preservar os recursos hídricos. “E isso é construído em parcerias e contamos com estes parceiros que vem colaborando”, pontuou.