Se o planejamento for seguido, no segundo semestre, Ipatinga deverá contar com sua força pública municipal instalada e com 100 agentes trabalhando em tempo integral no primeiro momento e outros 100 posteriormente. Segundo informações divulgadas na tarde desta sexta-feira pelo secretário de Governo, Robertinho Soares, a expectativa é que o edital do concurso para contração dos primeiros agentes seja publicado em abril.
Com sede no antigo Espaço Qualifica, ao lado do camelódromo, onde ficará seu centro de operações a Guarda Municipal, que terá uma estrutura muito semelhante à da Polícia Militar, contará inclusive com um número para chamadas emergência (153). A logística envolverá patrulhamento a pé, de motocicleta, bike, base móvel e patrulha comunitária e escolar; de proteção à mulher; um grupamento de rondas ostensivas; outro de missões especializadas; de meio ambiente; um canil, escolta de autoridades; capacitação, inteligência, comunicação social e até uma banda de música.
De acordo com Robertinho, a implantação da guarda é a concretização de um sonho que antes ficou apenas no papel e na discussão, mas que no atual governo, foi colocado em prática com muita luta e coragem. “É um legado deste governo que entrará para a história da cidade. Somos hoje a 10ª maior cidade e a 8ª economia do Estado. Teremos agora, como troféu, o fato de nos transformarmos na primeira cidade do Colar Metropolitano a implantar a Guarda Municipal, ficando longe de ser uma cidade vista com altos índices de violência”, comemorou.
Quem também comentou sobre a futura guarda municipal foi o prefeito Gustavo Nunes. “A Guarda foi falada e decantada em diversas campanhas políticas como instrumento importante para reforço da segurança local, mas nunca saiu do papel. Agora, nossa equipe trabalhou muito para elaborar e concretizar esse projeto, fazendo desse antigo desejo algo real”, reforçou.
Requisitos para o concurso
Sobre o concurso, ele exigirá dos candidatos o ensino médio completo, habilitação categoria AB e idade entre 18 e 45 anos. As provas serão objetiva (com avaliações de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Administrativo e Redação), teste físico, exames de saúde, psicológico e toxicológico. Consta também da seleção a prova de títulos e investigação social.