A partir de agora, as mulheres em gestação de Ipatinga poderão contar com um importante benefício para o período de gravidez e pós-parto. É o auxílio-alimentação e natalidade, que serão entregues pela Secretaria de Assistência Social.
O novo modelo, dentro uma visão mais liberal, vai trocar a antiga cesta básica por cartões carregados com valores entre R$ 150 (auxílio-alimentação), R$ 600 (auxílio-natalidade). Com a organização e confecção dos cartões, os beneficiários poderão definir quais itens comprar tanto para consumo alimentar como para montagem de enxoval, no local que assim desejarem, sem qualquer interferência estatal.
“Em mais uma ação inovadora, justamente para que o cidadão tenha autonomia para decidir o que comprar tanto para a alimentação quanto para o atendimento ao seu recém-nascido. Muitas vezes, um item que constava no auxílio não era o que de fato a pessoa estava precisando, e a partir do momento que entregamos um cartão com um crédito, automaticamente estamos auxiliando e elevando o poder de compra deste usuário”, ressaltou o prefeito Gustavo Nunes.
O secretário de Governo de Ipatinga, Roberto Soares, também enfatizou a importância do benefício. “Para balizar as políticas públicas prioritárias da atual administração, definimos quatro eixos, e entre eles está a Inovação e, principalmente, Cuidar das Pessoas. Daí tivemos a ideia de tornar este processo mais ágil e também humanizado. Com esse sistema, a pessoa terá mais tranquilidade para buscar aquilo que realmente necessita”, disse.