Cerca de 212 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com o Fisco receberão R$ 210 milhões no dia 31. A consulta para saber quem tem direito a este dinheiro pode ser feita à partir de hoje, às 10h, na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Ao todo, 212,7 mil contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados. Desse total, 2,8 mil têm mais de 80 anos, 21,5mil têm entre 60 e 79 anos, 2,2 mil têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 7,5 mil têm o magistério como principal fonte de renda.
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.