Reconhecida como celeiro de atletas e sede de inúmeras atrações esportivas, Ipatinga deu mais um grande passo para se tornar uma referência ainda maior no esporte nacional. Nesta segunda, 28, o secretário de Governo, Roberto Soares, representou o prefeito Gustavo Nunes em Franca (SP) – capital do basquete -, e assinou um protocolo de intenções, junto à CBB (Confederação Brasileira de Basquete), para que a cidade polo do Vale do Aço seja o Centro de Referência Nacional do Basquete 3×3. A assinatura ocorreu em meio à partida entre Brasil e Colômbia, válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo, que terminou com vitória folgada dos brasileiros por 119×73.
“Podemos considerar que a assinatura deste protocolo de intenções é um grande marco para o desporto da nossa cidade, uma vez que poderá trazer investimentos no esporte, como construção de quadras, centros de treinamento, eventos nacionais e internacionais, projetos sociais, geração de emprego e valorização da mão de obra técnica local. Queremos transformar Ipatinga na capital do Basquete 3×3, uma modalidade que ganha cada vez mais adeptos, além de já ser um esporte olímpico”, ressaltou Roberto Soares.
Além disso, o município recebeu a confirmação de que será sede do Meeting Internacional de Basquete 3×3, no segundo semestre, com participação de vários países da América Latina e convidados de outros continentes. Embora a competição só ocorra em outubro, ao longo do ano serão realizadas várias ações envolvendo as comunidades onde os jogos serão disputados.
O Basquete 3×3
Advindo do “Streetball” ou basquete de rua, a modalidade começou a ser aplicada pela Fiba (Federação Internacional de Basquete), em 2007, por meio de uma competição experimental disputada durante os Jogos Asiáticos Indoor daquele ano, em Macau. A estreia como modalidade olímpica foi 2021, nos jogos de Tóquio, e teve Letônia (masculino) e Estados Unidos (feminino) como campeões.