Com a presença de 50 alunos, começou na sexta-feira, 25 de fevereiro, no 14.º Batalhão, em Ipatinga, mais um curso de formação de soldados na 12.ª RPM (Região de Policiamento Militar). Os novos recrutas têm nove meses pela frente para receberem toda a formação teórica e prática necessárias para servirem a sociedade mineira, a formatura está prevista para o dia 25 de novembro. A primeira atividade foi a aula inaugural, ministrada pelo comandante da RPM, coronel Juliano Fábio Lemos Dias, que falou sobre o que é ser um militar e a importância histórica da corporação no Estado.
Além de traçar um panorama histórico da PM, o coronel discursou para os alunos sobre a missão, visão e valores da Polícia Militar e a importância desses elementos no desenvolvimento da carreira. Ao longo do curso, serão ministradas 26 matérias, que vão proporcionar conhecimentos teóricos de legislação institucional, e também a prática cotidiana, por exemplo, as disciplinas de direitos humanos, regras aplicadas à atividade, direito constitucional, técnicas de ação militares e outras.
Além de Ipatinga, diversas outras turmas foram formadas em todo o Estado, num total de 1,5 mil novos policiais, sendo quase 1,3 mil soldados; 84 especialistas; 120 futuros oficiais de campo e outros 30 da área de saúde. A remuneração básica inicial para o soldado de 2.ª Classe é atualmente de R$ 3,9 mil. Após a formatura, a carga horária semanal de trabalho será de 40 horas.