Cerca de R$ 413 milhões já foram usados na compra de quase 90 mil novos equipamentos como computadores, notebooks e outros periféricos para as escolas estaduais de Minas e as superintendências regionais de ensino.
Com o investimento serão substituídos todos os computadores com mais de 5 anos de utilização. As melhorias tiveram início em 2021, houve a implantação e reestruturação das redes lógicas e elétricas das unidades de ensino, com investimento de R$ 66,3 milhões, beneficiando um total de 2.226 escolas, distribuídas por todas as regiões do estado.
Segundo o diretor de infraestrutura tecnológica da Secretaria de Estado da Educação, Adilson Silva, 2.226 escolas foram contempladas com recursos em 2021 e, no momento, a visualização de dados de performance e os resultados desse desempenho (dashboard de acompanhamento) está em andamento. Ainda segundo ele, a expectativa é a de que todas as escolas estaduais sejam contempladas neste ano.
O processo de reestruturação das redes lógica e elétrica das escolas tem o objetivo de garantir a conectividade efetiva dos computadores, organização, estabilidade e segurança das instalações e equipamentos.
O diretor de infraestrutura tecnológica conta que foi necessário, levando em consideração a particularidade de cada escola, substituir, reformar ou ampliar toda parte lógica e elétrica, como a troca de dutos, cabos de rede, racks, switch e circuitos elétricos, entre outros.
Segundo Adilson, o resultado foi uma organização dos laboratórios de informática e dos setores administrativos das escolas mais adequadas, além da promoção de uma maior durabilidade dos aparelhos de informática e melhor acesso à conectividade.