O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, esteve nesta quarta-feira, 1, em Ribeirão Preto, no inteior de São Paulo, onde pôde conhecer os serviços prestados pela multinacional GS Inima, que atua com concessões para prestação de serviços públicos de tratamento e abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário em importantes cidades e unidades industriais do país. Em novembro o prefeito visitou a empresa Águas de Pará de Minas, do Grupo Águas do Brasil, cuida dos serviços de água e esgoto da cidade mineira, banhada pelo rio Paraopeba.
Na visita feita aos paulistanos, Gustavo esteve acompanhado dos secretários Roberto Soares (Governo), Gustavo Werneck (Comunicação) e Paulo George Lacerda (Planejamento). Eles foram recebidos por diretores e gerentes de operação da concessionária, que explicaram todo o processo de trabalho e o que poderá ser feito em Ipatinga, caso venha explorar o serviço na região.
Ao final da visita, o prefeito elogiou a estrutura GS, que possui duas estações de tratamento de esgoto e foi a primeira no Brasil a implantar um sistema de geração do biogás produzido no processo de tratamento. Ele lembrou ainda que Ribeirão Preto foi a primeira cidade brasileira com mais de 500 mil habitantes a ter 100% do esgoto tratado. “São referências deste tipo que queremos levar para Ipatinga”, destacou.
Bastante atento a tudo que viu e ouviu, o secretário de Governo, Roberto Soares, acrescentou: “Desde o início da atual administração, estamos procurando nos inteirar Brasil afora sobre cases de sucesso dentro das áreas de abastecimento e tratamento de água e esgoto. Em novembro, recolhemos subsídios muito relevantes em Pará de Minas, e agora, em Ribeirão Preto, nos aprofundamos no conhecimento da estrutura de outra grande referência, com atendimento a mais de 700 mil habitantes. Estou bastante impressionado com tudo o que vi”, admitiu