A Secretaria de Saúde de Fabriciano realiza entre os dias 31 de janeiro a 3 de fevereiro, o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano. O objetivo é identificar os locais com concentração de focos e atualizar os dados sobre infestação do mosquito Aedes aegypti, informações importantes para auxiliar o município no controle das arboviroses, como Dengue, Chikungunya e Zika.
Durante o trabalho, uma equipe de 47 agentes de saúde deverá coletar amostras dentro das casas, aplicam larvicida em recipientes que acumulam água e reforçam as orientações de prevenção junto aos moradores. A partir dos resultados, são feitos planejamentos de ações nos principais pontos críticos.
O último LIRAa apurado no município foi em outubro, com índice de 2,2% – considerado risco médio para infestação do Aedes aegypti. Mais de 70% dos focos foram encontrados em pneus (20%), recipientes plásticos (17%), tambores e locais de armazenagem de água (17%) e vasos de flor, caixas d’água e bebedouros de animais (8% cada), ou seja, os criadouros continuam dentro das casas e em locais de fácil cuidado por parte da população.