BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Prefeitura adquire equipamento para agilizar atendimentos na saúde

Uma máquina Unitarizadora de Medicamentos já se encontra instalada e em funcionamento na farmácia do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), em Ipatinga.  Segundo a Secretaria de Saúde, até à sua ativação, ocorrida na semana passada, a dosagem dos remédiso administrados aos pacientes eram desenvolvidos de forma manual por funcionários do Setor de Farmácia, o que demandava um tempo maior.

Atualmente, a capacidade de produção da máquina unitarizadora é de 2,6 mil unidades por hora. Já em modo manual, o limite era de apenas 1 mil itens por dia. A ação dependia da mão de obra de três funcionários, que agora foram realocados para outros serviços, aperfeiçoando-se assim a qualidade no atendimento aos pacientes.

Procedimento de praxe, os medicamentos, que geralmente são adquiridos pelo município em grande quantidade, são cadastrados e acondicionados pela Farmácia, entretanto os que ficam disponíveis no mercado não têm identificação em cada unidade.

De acordo com a farmacêutica do HMEM, Luciana de Oliveira Souza, não há dúvida de que na maioria dos hospitais brasileiros existe uma necessidade imediata de modernização e automatização dos processos. No entanto, a maior parte das farmácias ainda opera com tecnologia muito simples e inadequada.

“A aquisição permite aumentar a produtividade a um menor custo, a um menor risco, além da etiquetagem permitir adicionar um maior número de informações importantes para orientar a equipe de enfermagem na administração do medicamento e desta forma diminuir o risco assistencial”, explicou a farmacêutica.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM