CTMAM promove Encontro para Retomada Turismo na região

O Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM), em parceria com o Sebrae Minas, promoveu o 1º Encontro para a Retomada do Turismo – Ação Regional, na noite da última terça, 30 de novembro, no Ipaminas, em Ipatinga. Cerca de 100 participantes, representando os 16 municípios associados ao Circuito marcaram presença no evento, que contou também com o superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), Igor Arci Gomes.
Os prefeitos de Açucena, Raulisson Morais; de Bom Jesus do Galho, Padre Aníbal Borges; de Conceição de Ipanema, Samuel Lopes; de Jaguaraçu, Márcio Lima; e de Marliéria Hamilton Lima de Paula; além dos vices-prefeitos de Coronel Fabriciano Sadi Lucca; de Ipatinga, Alexssandro Espírito Santo; de Santana do Paraíso, José Anício de Almeida; e o presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, que integra o Conselho Municipal de Turismo de Ipatinga, prestigiaram o Encontro regional.

Durante a cerimônia de abertura, os conselheiros municipais de turismo dos 16 municípios foram homenageados pela dedicação aos projetos desenvolvidos em cada cidade. Ainda na solenidade, os prefeitos, vices-prefeitos, secretários e gestores municipais receberam a certificação de integração à Política Estadual de Regionalização do Turismo do Estado de Minas, obtida em 2021.

Novos recusos
Para o presidente do CTMAM, Hélio Anício, o evento representou um novo momento para o desenvolvimento do turismo regional. “Este é um recomeço com boas notícias. Pela primeira vez na história do Circuito Mata Atlântica, a região será contemplada com recursos do governo estadual, graças ao empenho da diretoria atual ao inscrever projetos em editais estaduais. Na Lei Aldir Blanc, o valor é de R$140 mil, para realização de atividades em diversas modalidades; e no Edital Reviva Turismo, alcançamos R$ 210 mil em recursos para criação de um aplicativo que divulgará os atrativos turísticos dos municípios. E o CTMAM é foi destaque entre as IGRs e entidades selecionadas em ambos editais”, celebrou Hélio.

Já o superintendente do Departamento de Cultura e Turismo da Secult/MG, Igor Arci Gomes, ressaltou a importância da política de regionalização para o crescimento do setor: “A descentralização dos recursos para contemplar projetos dos municípios do interior tem sido um dos principais desafios da Secult desde o início do governo Romeu Zema. Editais, como os que o CTMAM foi contemplado, são resultado dos esforços para que os recursos cheguem a todos os municípios mineiros. Portanto, é fundamental que os representantes dos 16 municípios aqui representados reconheçam a importância de fazer parte de um Circuito Turístico, pois é a partir da Política de Regionalização que vamos, de fato, promover o desenvolvimento regional”.

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM