Como forma de garantir a mobilidade urbana dos ipatinguenses e gerar menos desconforto à comunidade durante o período de execução da obra de revitalização do viaduto ferroviário no Centro da cidade, que começou no início deste mês, a Vale implementou algumas mudanças na rotina do serviço. O trânsito, que antes estava funcionando com o sistema pare e siga, passa agora a ocorrer em meia-pista, com mão e contramão como forma de melhorar o fluxo de veículos no local e evitar congestionamentos. A medida, que foi implementada em caráter de teste na última semana, passa agora a funcionar definitivamente até que as obras sejam concluídas.
“As alterações no fluxo do trânsito foram definidas de forma conjunta com a comunidade, com a Polícia Militar Rodoviária Federal e com a administração pública local no intuito de executarmos a obra da maneira que gerasse menos incômodo para os moradores e já tem mostrado resultados positivos”, explica o gerente de Operação Ferroviária e Trem de Passageiros da Vale Domingos Rocha.
Entretanto, sempre que houver movimentação de guindaste para retirada das vigas antigas do viaduto e colocação das novas, haverá necessidade de se fazer interdições totais na pista. “Essas paradas duram entre 10 e 15 minutos e são necessárias para garantir a segurança dos motoristas e pedestres que utilizam aquela via diariamente”, explica Domingos.
O sistema de meia-pista ocorrerá diariamente das 7h45 às 11h e das 13h às 16h45. A previsão é de que as obras sejam finalizadas em maio deste ano.