Pingo D’Água e Sobrália recebem Biblioteca ao Cubo

Incentivar a leitura aproximando crianças, jovens e adultos dos livros, formando novos leitores e até mesmo escritores. Esses são os objetivos dos projetos Biblioteca ao Cubo, que preveem a entrega de duas minibibliotecas, com 200 livros em cada, para os moradores de Pingo D’Água e Sobrália, localizadas no Colar Metropolitana do Vale do Aço. Os projetos Biblioteca ao Cubo são realizados pela jornalista Silvania Pereira (que também assina a assessoria de imprensa do projeto), com o apoio da Fundação Renova.

O nome é alusivo à proposta de transmitir o conceito de multiplicar o conhecimento, assim como a regra matemática, e também às estantes das minibibliotecas, que são formadas por pequenos cubos, onde o acervo será acomodado. Juntas, as duas minibibliotecas vão receber 400 títulos literários diversos, desde clássicos até os lançamentos mais recentes, além de obras de escritores independentes.

“Acreditamos que através da leitura tudo é possível. Podemos transformar o mundo por meio da educação e da cultura. O projeto Biblioteca ao Cubo nasce com o propósito de ampliar o acesso aos livros, possibilitando que a comunidade se torne guardiã do acervo da minibiblioteca que irá receber, fazendo o hábito de leitura se multiplicar”, destacou Silvania.

Em Pingo D’Água, o projeto será lançado nesta sexta-feira, 29, às 10h, no Contém Cultura. A programação começa com a professora Kakau, continua com Nena de Castro, às 14h, e em seguida com Gugu Moicano Barba Verde, às 15h20. No fim do dia, às 16h40, a oficina “Ler é bom”, com o bibliotecário e coordenador do Sistema de Bibliotecas da Fundação Educacional São Francisco Xavier, Bruno Moreira de Moraes, apresentará aos participantes como iniciar o hábito de leitura e formas de manutenção do acervo literário.

Em Sobrália, o projeto será lugar na Escola Estadual José Severino, no sábado, 30, às 10h, aberto ao público. Na abertura, histórias contas por Pituxa (Nancy Nogueira),, com Daniela Alves, às 14h, e com Gugu Moicano Barba Verde, às 15h20. O bibliotecário Bruno Moreira de Moraes também ministra a oficina “Ler é bom”, às 16h40.

Atrações virtuais

As comunidades de Pingo D’Água e Sobrália também serão contempladas com dois dias de  programação virtual, que serão transmitidas ao vivo pelo Instagram dos projetos Biblioteca ao Cubo(@bibliotecaaocubo).

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM