O vereador Lincoln Drumond (DEM) apresentou esta semana um projeto de lei que, se aprovado, daria às pessoas que circulam por Fabriciano ou trabalham na cidade o direito de usar, ou não máscara em locais públicos.
Segundo o parlamentar, “o uso obrigatório não é uma medida razoável, uma vez que boa parte da população já se encontra imunizada”, lembrando ainda que a OMS se posicionou recentemente afirmando que o uso do equipamento não é mais proposto às pessoas saudáveis.
Em sua mensagem, Lincoln Drumond citou a posição de vários especialistas que questionaram sobre “as medidas desproporcionais”, dentre elas o uso obrigatório de máscaras para as crianças sem que haja comprovação de sua eficácia, além da constatação do prejuízo que podem causar à saúde física e mental, se utilizados por um tempo indeterminado.
Lincoln defendeu a importância de todos continuarem atentas ao programa de imunização e respeitarem o distanciamento. Quanto às pessoas saudáveis, ele voltou defender que elas exerçam suas atividades cotidianas sem obrigação das máscaras.
“Em função das evidências dos estudos científicos e de não ser possível afirmar, com certeza, que as máscaras previnam a contaminação do coronavírus proponho este projeto em um momento de considerável redução dos índices de contaminação da Covid-19”, finalizou.