O Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), conta com três novos moradores. Eles são filhotes de lobo-guará nascidos em cativeiro. Os lobinhos, como são carinhosamente chamados pela equipe do Cebus, vieram ao mundo em 11 de junho e são criados artificialmente desde o dia 29 do mesmo mês. São duas fêmeas e um macho.
Após três anos se reproduzindo sem conseguir manter os filhotes, o casal Cauê e Tíbia obteve sucesso reprodutivo há pouco mais de quatro meses. “As perdas de filhotes nos anos anteriores nos levaram a tomar uma atitude pouco comum na reprodução dessa espécie: a retirada dos lobinhos antes de um mês de vida”, explicou a bióloga do Cebus, Claudia Diniz.
No fim de junho, os animais foram retirados dos cuidados maternos e desde então, são criados de forma artificial. Os filhotes estão com as vacinas em dia e têm se alimentando de carne, frutas e ração. “Geralmente, o lobo-guará consome a fruta inteira e por esse motivo é um excelente dispersor de semente, participando assim, da recomposição de áreas degradadas. Isso confere ao lobo o papel de agricultor do cerrado”, contou Claudia.