Numa ação realizada em atendimento a solicitações da comunidade, a Prefeitura de Ipatinga removeu cerca de cinco toneladas de entulhos na junção do córrego Forquilha com o ribeirão Ipanema, que fica numa área do bairro Vila Celeste próxima à rua Pelicano. Os trabalhos foram desenvolvidos pelas secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e de Obras Públicas, abrangendo o desassoreamento e limpeza no curso d’água e também nas margens do ribeirão.
O ribeirão Ipanema tem seu início e seu fim no município de Ipatinga. Sua nascente está na localidade do Ipanemão, que faz parte da área rural do Ipaneminha, percorrendo um total de 28,5 quilômetros e cortando todo o perímetro urbano até desembocar no rio Doce, próximo ao bairro Castelo e dos limites com Paraíso e Caratinga.
O principal objetivo da ação é a prevenção contra o período chuvoso que se aproxima, já que a desobstrução do ribeirão evita que as águas represadas provoquem inundações em moradias na região, muitas delas situadas em notórias áreas de risco. Além disso, a retirada de resíduos e sedimentos impregnados no leito do ribeirão contribuem para o combate de pragas, como acentua o secretário de Serviços Urbanos Valter Martins.