Senado derruba veto presidencial
O Senado derrubou, nesta segunda-feira (27), o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a integração do Vale do Rio Doce na área da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Com a decisão, 81 cidades de Minas e quatro do Espirito Santo passam a integrar a Sudene.
Com a integração, os municípios do Vale do Rio Doce poderão contar com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste, além de ter acesso a linhas de crédito especiais e incentivos fiscais para atração de investimentos. A integração pode favorecer a geração de novos empregos, desenvolvimento econômico e social.
Por meio de nota, o prefeito de Governador Valadares, André Merlo (PSDB), comemorou a notícia. “Estamos muito felizes com essa conquista para nossa região. Esta inclusão é de extrema importância para conseguirmos reerguer o Vale do Rio Doce”.
Antes de ser derrubado no Senado, a Câmara Federal já havia derrubado o veto presidencial, publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 23 de junho, após o Ministério da Economia alegar inconstitucionalidade no projeto com relação à renúncia fiscal mesmo diante de outros pareceres favoráveis ao projeto. A integração da região do Vale do Rio Doce à Sudene havia sido aprovada pelo Congresso Nacional em 27 de maio.
Fonte: Radio Mundo Melhor