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Cemig continua incansável em sua luta contra os gatos

Pelo menos 225 mil inspeções em unidades consumidoras foram inspecionadas este ano pela Cemig em todo o estado, visando a confirmação, ou não do furto de energia, popularmente conhecido como “gato”. Segundo a empresa, o uso indevido de energia elétrica chega a gerar um prejuízo anual de R$ 390 milhões, valores que acabam sendo pagos pelos demais consumidores.

De acordo com o engenheiro de Controle da Medição e Perdas Saad do Carmo, o furto de energia pode gerar consequências financeiras e criminais para quem faz esse tipo de ligação irregular. “O prejuízo é compartilhado entre a Cemig e a comunidade. É como se fosse um condomínio com dez moradores, e um deles não pagasse corretamente. A taxa ficaria mais alta para os nove que pagam corretamente. Além das perdas financeiras, esse delito causa transtornos à população, pois sobrecarrega a rede de distribuição, compromete a qualidade do fornecimento de energia da região e ainda ameaça a segurança da vizinhança. Daí a importância para a sociedade do trabalho conjunto da Polícia e da Cemig”, alerta o engenheiro.

Em 2021, a Cemig está utilizando um sistema computacional que, aliado à atuação das equipes administrativas e de campo, tem proporcionado o aumento do Índice de acerto de inspeções, que saltou de 27% em 2020 para 41% em julho desse ano. Por meio do CIM, é possível identificar, em tempo real, qualquer anomalia no padrão de consumo de energia dos grandes clientes – aproximadamente 45 mil clientes que representam cerca de 60% do faturamento da Cemig – e enviar equipes de campo para regularização das irregularidades.

Segundo ele, as ligações irregulares colocam em risco a segurança da população e causam ocorrências na rede elétrica, com consequências graves e até fatais. Além disso, essa prática traz impactos para o sistema elétrico, com risco de causar interrupções no fornecimento de energia para clientes regulares, incêndios e queima de aparelhos e equipamentos. “Os principais objetivos das operações com apoio da Polícia Civil são reduzir o prejuízo repartido entre a sociedade e a Cemig, além de conscientizar a população sobre o furto de energia e suas consequências.

Além das ações de fiscalização e monitoramento, a Cemig conta com a contribuição do consumidor que pode fazer denúncias de fraude pelos canais de atendimento: o 116 ou pela Agência Virtual em www.cemig.com.br/atendimento/gatos-de-energia/.

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