BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Proposta de roteiro para o cicloturismo regional começa a se tornar realidade

Um encontro na manhã desta terça-feira, 24, na Prefeitura de Timóteo,  serviu para apresentar o diagnóstico do “Projeto de Cicloturismo do Vale do Aço”. Ação é fruto de uma parceria entre o Sebrae/MG e CTMAM (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas) e prefeituras da região. O principal fruto do projeto: a  rota a ser percorrida pelos ciclistas; foi definido pelos consultores sem qualquer interferência dos órgãos envolvidos, mas com o apoio de grupos de ciclismo da região.

Após a conclusão da fase de levantamentos, chegou-se a um percurso de quase 200 Km, passando por diversos atrativos nos municípios de Marliéria, Antônio Dias, Dionísio, Timóteo e São Domingos do Prata.  Neles, os visitantes, enquanto pedalam, poderão conhecer e visitar pontos históricos e turísticos tradicionais como igrejas, cachoeiras, mirantes, pousadas, hotéis e locais com produção artesanal.

“Essa é uma grande chance de o Vale do Aço oferecer um produto de qualidade na área do turismo”, explicou Alessandro Challub, consultor da regional Vale do Aço do Sebrae, acrescentando que o trabalho resultou em um estudo técnico de viabilidade de 400 páginas. Foram visitadas pousadas, alambiques, pontos de referência do turismo desses cinco municípios. A inclusão nesse roteiro levou em conta a disposição e disponibilidade dos empreendedores de participarem, ou não, dessa empreitada.

Para Hélio Anício, presidente do CTMAM, a conclusão desta etapa torna real um antigo sonho do grupo “Turismo no Vale”, que era de criar um roteiro de passeio e visitas por meio de bicicletas. “É bom que fique claro que as cidades foram escolhidas por critérios técnicos”, frisou, acrescentando que a ideia de criar um novo roteiro de Cicloturismo no Vale do Aço foi inspirado nas rotas que já estão implementadas no País e que deram certo.

Para o prefeito anfitrião do encontro, Douglas Willkys, a rota será fundamental para a diversificação da economia das cidades vizinhas, especialmente nesse novo momento que a sociedade está vivendo no pós-Covid.

Após adesão pelos cinco municípios, os próximos passos preveem o desenvolvimento do conceito do projeto, estrutura de divulgação, capacitação dos empreendedores e empreendimentos e implantação de sinalização de toda a rota.

Além do consultor da Regional Vale do Aço do Sebrae, do presidente do CTMAM, e do prefeito de Timóteo, também estavam presentes o vice-prefeito e secretário de Educação, Professor Vespa; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hiler Felix e representantes dos municípios envolvidos no projeto.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM