A próxima temporada de chuvas será de mais segurança para os moradores da área central de Fabriciano. Isso se deve à instalação, esta semana pela Defesa Civil, de uma régua de medição do nível do rio Piracicaba, no bairro Dom Helvécio (Prainha). O equipamento foi colocado num banco de areia na margem esquerda, próximo à Praça Pedro Gomes da Silva, tendo como referência o sentido do rio.
A régua adota as cotas dos órgãos oficiais de meteorologia: Atenção (450 cm), Alerta (540 cm) e Inundação (620 cm), cada uma destacada com uma cor. Com a régua de medição, a Defesa Civil passa a estabelecer também seus parâmetros, permitindo ações mais efetivas e rápidas de prevenção e redução de danos visando, sobretudo, a preservação da vida humana.
Para a instalação da régua, a Defesa Civil realizou estudos e conclui que a melhor estação para plotagem do marco é o período de estiagem, já que assim, é possível estabelecer uma média de diferença de nível entre os pontos Mário Carvalho e bairro Dom Helvécio, que é de aproximadamente 1 metro de lâmina d’água. A régua de medição de Fabriciano está situada aproximadamente 2,5 km do marco de Timóteo, no bairro Cachoeira do Vale.