Cerca de 11 toneladas de material reciclado são vendidas todos os meses pela Ascap (Associação de Catadores de Recicláveis de Santana do Paraíso) para uma empresa de Belo Horizonte. A Associação também comercializa materiais reciclados com outras empresas do Vale do Aço. Para que isso seja possível a coleta de resíduos como papelão e embalagens de plástico e de vidro é feita de segunda a sexta-feira. Atualmente, nove famílias tiram o seu sustento diretamente deste trabalho.
O material recolhido é enviado para uma usina no Horto 7 A, cerca de quatro quilômetros após a entrada do bairro Chácaras Paraíso. A área pertence à Cenibra e foi cedida em regime de comodato. A Prefeitura apoia a Acasp em toda a logística de trabalho da associação, custeando a coleta, o transporte dos resíduos e também dos catadores que trabalham na usina.
Tudo isso vem, segundo a Prefeitura, rendendo diversos frutos ao município, como a qualificação para o ICMS Ecológico e também um exemplo para outras cidades do Estado. Outro benefício será a nova infraestrutura do Centro de Reciclagem, que deve ser ampliada este ano, graças a um repasse da Fundação Renova, que permitirá ainda a aquisição de uma van para o transporte dos catadores e de uma empilhadeira, que será usada no carregamento do caminhão.
Confira os dias e os locais da coleta seletiva em Santana do Paraíso:
– Segunda-feira: Industrial e Chácaras Paraíso.
– Terça-feira: Cidade Nova.
– Quarta-feira: Parque Caravelas e Distrito Industrial.
– Quinta-feira: Jardim Vitória, Bom Pastor e Cidade Verde.
– Sexta-feira: Centro, Residencial Paraíso, Veraneio, São José, Josefino Anício, Vale do Paraíso e São Francisco.