Depois de vistoriar mais de 4,3 mil imóveis em toda a cidade nos primeiros dias de março, a Prefeitura de Ipatinga chegou a conclusão que, atualmente, quase seis imóveis, a cada 100 inspecionados, possuem focos de disseminação da dengue. Este foi o resultado do Lira (Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti).
Segundo a Secretaria de Saúde, houve um aumento de 1% em comparação com a última sondagem, realizada em janeiro. O índice é considerado de alerta quando está entre 1% e 3,9% e o de surto ocorre quando o número é igual ou superior a 4%. Os números mais preocupantes foram apurados nos bairros Jardim Panorama, Caravelas, Esperança e Ideal.
De acordo com análise do Centro de Controle de Zoonoses, os indicadores estão muito acima do limite máximo recomendado. A vistoria revelou os bairros e regiões que apresentaram maiores índices de infestação e focos do Aedes, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Caravelas e Jardim Panorama (9,2%);
Esperança e Ideal (8,8%);
Veneza, Limoeiro, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Chácaras Oliveira e Barra Alegre (6,5%);
Cidade Nobre e Iguaçu (5,5%);
Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Centro, Novo Cruzeiro, Parque Ipanema, Granjas, Vagalume, Bethânia e Vila Celeste (5%);
Bom Jardim, Ferroviários, Horto, área industrial, região próxima à Usipa (4,9%) e Canaã (2,5%).