O aumento no número de casos do coronavírus obrigou hoje o governador de Minas, Romeu Zema, a decretar a Onda Roxa nas regiões Noroeste e Triangulo do Norte. Com isso, 60 municípios que integram a área terão restrições mais severas de circulação de pessoas, como toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana. As regras, que passa a valer nesta quinta-feira, 4 de março, incluem ainda a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado.
Também estão proibidos a circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; além da realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.
Segundo Zema, outra três regiões Norte, Triângulo do Sul e Leste do Sul – também estão em estado de alerta e poderão ser fechadas, caso apresentem piora nos indicadores. O monitoramento é feito diariamente. O Leste do Sul é vizinho ao Vale do Aço, abrigando cidades como Caratinga, Matipó, Ponte Nova, Viçosa, Raul Soares e Manhuaçu.