As cidades de Ipatinga e Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, receberam neste domingo, 28, as atividades do Circuito Comunidade, lançado no início da pandemia, em 2020, pelo Instituto Usiminas. O projeto circulou pelas ruas de duas das cidades onde a siderúrgica atua, levando programação cultural com atrações musicais, contação de histórias e performances teatrais para os moradores.
Em Ipatinga, a terceira rodada passou pelas ruas do Bethânia, com um show instrumental de marchinhas de carnaval. A bordo de um “minitrio”, estiveram os músicos da Orquestra de Câmara do Vale do Aço Keurvisonn Costa, no trompete, e Jansley Nascimento, no trombone. Nos dois últimos domingos, a Folia passou pelo Bom Jardim e Esperança, alcançando um público de 2 mil pessoas, com arrecadação de 160 quilos de alimentos não perecíveis, em troca de 200 mudas de árvores cultivadas no viveiro de mudas da Usiminas.
Já em Itatiaiuçu, que comemora 58 anos nesta segunda-feira, dia 1º de março, os moradores foram presenteados com uma edição especial do Circuito Comunidade. Como em Ipatinga, um ”minitrio” levou a apresentação de um show instrumental, desta vez da Lira São Sebastião. A comunidade também recebeu mudas de árvores cultivadas no viveiro da Usiminas para marcar a comemoração.