Com início previsto para a próxima segunda-feira, 22, e término no dia 21 de dezembro, o calendário escolar de Ipatinga, válido para as escolas municipais, foi aprovado nesta quinta-feira, 18, pelo Conselho Municipal de Educação. Conforme explicou o secretário Sérgio Mendes, o aval do Conselho para o calendário foi importante porque “neste organismo está representada a sociedade organizada como um todo. Contamos com a maioria absoluta dos votos e, para nós, isso sinaliza que encontramos um bom modelo. Fizemos algumas correções propostas pelos diretores das escolas, no sentido de viabilizar o melhor andamento das aulas, mas sempre em consenso”, frisou.
Mendes disse ainda que os pais terão a opção de escolher entre enviar seus filhos às escolas ou submetê-los ao ensino remoto, em suas próprias casas. Quem for aos estabelecimentos contará, segundo Mendes, com procedimentos sanitários e de segurança como ‘dispensers’ de álcool em pontos estratégicos, cartazes com orientações sobre como proceder em tempos de pandemia e tapetes sanitizantes. Haverá, ainda, profissionais para recepcionar os alunos e orientá-los desde a chegada até a saída da escola. Assim como os estudantes, os professores vão utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Para a hora do lanche, foi montado um biombo de madeira e acrílico, a fim de proteger cada aluno de contaminações em contatos diretos.
Aulas presenciais e aulas remotas
O secretário de Educação de Ipatinga explicou que “toda estrutura está sendo montada para aqueles que não têm rede social, para que estes também possam retirar os materiais de estudo nas escolas. Aqueles que tiverem como baixar os conteúdos poderão usar o portal da prefeitura www.ipatinga.mg.gov.br ou acompanhar as aulas pelas redes sociais”. Não basta apenas deixá-los em casa sem que eles tenham um aprendizado. As aulas remotas serão devidamente monitoradas e nós queremos o avanço necessário para cada estudante”, concluiu.