BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Mutirão contra a dengue em Ipatinga já vistoriou mais de 24 mil imóveis

Mais de 24 mil casas, estabelecimentos comerciais e outras edificações, além de lotes vagos, já foram vistoriados pelos agentes sanitários em Ipatinga para combater os criadouros do Aedes aegypti, mosquitos transmissores da dengue, febre amarela e chikungunya. Em janeiro o município teve uma redução de casos de quase 28% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2020 foram 119 notificações e, em 2021, 89 casos. Nos próximos dias, o mutirão segue com as ações pelo bairros Veneza. Vila Celeste e Chácaras Madalena. 

Durante as visitas, os agentes, atendendo a instrução prévia, fazem apenas uma saudação verbal dos moradores, evitando gestos que podem fazer a transmissão do coronavírus.  De acordo com  o secretário de Saúde, Juliano Nogueira, a gestão municipal está totalmente atualizada sobre os riscos e devidos cuidados da pandemia de covid-19 que preocupa a população. Mas também entende como essencial o trabalho de combate à dengue, zika e chikungunya, doenças que igualmente podem levar à morte. Por isso, as equipes estão preparadas e resguardadas com todos os cuidados possíveis para executar o trabalho. 

Para vencer as doenças geradas pelo Aedes aegypti, todos têm que colaborar. A orientação básica é manter os quintais limpos e estar atento também quanto aos perigos sinalizados na vizinhança. 

 

Alguns cuidados essenciais são:

– Manter a caixa d’agua com a tampa completamente vedada 

– Retirar a água acumulada na laje

– Manter as calhas desentupidas

– Guardar em locais secos e abrigados da chuva pneus velhos e outros objetos que possam acumular água

– Lavar semanalmente, com escova, a parte interna dos tanques utilizados para armazenar água

– Não usar pratos nos vasos de plantas

– Colocar latas, tampas de garrafas, cascas de ovos e outras embalagens vazias em sacos plásticos bem fechados, antes de descartá-los. 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM