Prevista para acontecer de forma escalonada, entre o final deste mês e a primeira quinzena de março, a volta às aulas para os 23 mil alunos da rede pública estará cercada de todos os cuidados estabelecidos pelo Ministério da Saúde para o combate ao coronavírus. É o que garantem o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes e o secretário de Educação, Sérgio Mendes. Segundo eles, as 43 escolas municipais estão sendo preparadas com um novo ambiente, equipamentos e protocolos que darão aos estudantes e os mais de 2 mil professores uma ambiente “seguro e acolhedor”.
Os locais contarão com dispersores de álcool, cartazes com orientações de segurança e tapetes sanitizantes. Haverá, ainda, profissionais para recepcionar os alunos e orientá-los desde a chegada até a saída da escola. Assim como os estudantes, os professores deverão utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Para a hora do lanche, foi montado um biombo de madeira e acrílico, a fim de proteger cada aluno de contaminações em contatos diretos.
Na última sexta-feira, 5, uma simulação foi realizada na Escola João Reis de Souza, no Limoeiro, com a presença de 15 alunos. Na ocasião, os estudantes e uma série de outros envolvidos no processo educacional puderam exercitar o cumprimento dos protocolos que serão adotados como rotina para garantir maior segurança a todos durante a frequência aos educandários.
Confiram abaixo o que o prefeito e seu secretário disseram sobre a volta às aulas