O Hospital Márcio Cunha (HMC) suspendeu neste final de semana os atendimentos aos usuários do Ipsemg. A informação foi confirmada pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), entidade mantenedora do HMC, que nesta sexta-feira, 29 e sábado, 31, enviou mensagens de SMS aos usuários com consultas e exames marcados comunicando a suspensão, sem entretanto informar o motivo. Esta não é a primeira vez que a FSFX, entidade mantenedora do HMC, suspende o serviço. A primeira vez foi em abril de 2019. Naquela época, o motivo foi a falta de recebimento das faturas. Agora, entretanto, apesar da dor de cabeça que gerou para vários pacientes e usuários, o problema parece ser apenas uma “questão burocrática.”
Procurada pela reportagem do Portal N, a Fundação informou que a suspensão se deu devido a não renovação, em tempo hábil, do contrato entre a entidades e Ipsemg, que vence neste domingo, 31 de janeiro. Mas, graças a um negociação pontual, nos próximos sete dias, os atendimentos de urgência serão mantidos. A própria FSFX informou que a expectativa é que, durante a próxima semana, as negociações sejam concluídas, o novo contrato seja assinado e os atendimentos retornem à normalidade.
A atual credenciamento da FSFX com o Ipsemg beneficiava diretamente cerca de 20 mil usuários do Vale do Aço, que podem usufruir dos serviços de pronto-socorro, Maternidade, UTI Neonatal, UTI Adulto, Oncologia, consultas em diversas especialidades, entre outros. Desde que o convênio foi instituído, em 2018, segundo servidores ouvidos pela reportagem, o atendimento do HMC em nada diferencia daquele prestado aos beneficiários do Usisaúde (plano administrado pela FSFX), sendo alvo de elogios dos usuários nas pesquisas de opinião enviadas pelo Ipsemg.
A reportagem também tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação do Ipsemg, em Belo Horizonte. Mas, por ser sábado, não havia expediente administrativo.