Como acontece todos os anos, mais um tributo tem vencimento no final deste mês. É a Contribuição Sindical Urbana (GRCSU), que vence neste domingo (31), podendo ser pago na segunda-feira, 1º de fevereiro. “A liquidação é fundamental para que tenhamos força de representação do empresário e assim garantir a ele inúmeros benefícios”, resumiu o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes.
Segundo ele, o recolhimento anual deve ser realizado por todos aqueles que participem de uma determinada categoria econômica ou profissional, independentemente de serem ou não associados a um sindicato. “Quem paga a GRCSU ao Sindcomércio Vale do Aço, por exemplo, tem direito a assessoria jurídica gratuita, cursos, treinamentos, orientação contábil e muitos outros serviços que são subsidiados pelo que é arrecadado, além de acesso a um plano de saúde com valores bem abaixo do mercado”, ressaltou.
Sem ônus
Por meio de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), o sindicato ainda assume algumas obrigações que seriam dos comerciantes do Vale do Aço, como o pagamento de bonificações de casamento e óbito. “No entanto, se não é feito o pagamento da GRCSU, estes e outros ônus podem passar a ser, exclusivamente, do lojista”, explicou Facundes. O valor da Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana vai variar de acordo com o capital social do negócio. Parte do que é arrecado vai para a “Conta Especial Emprego e Salários”, administrada pelo Governo Federal.