BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Prefeitura esclarece sobre construção do Plano Municipal de Volta às aulas

Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Ipatinga deu esclarecimentos sobre a confecção do Plano Municipal de Retorno às Aulas, que oficialmente ainda não foi apresentado. Em entrevista concedida na tarde desta quarta-feira, 27, a diretora do SindUTE, Isaura Azevedo Carvalho, disse que considera o documento ipatinguense “um plágio do Plano de Retorno utilizado pelo governo do Espírito Santo, considerando ainda a cópia “uma fraude intelectual, uma vez que não respeita os protocolos construídos coletivamente em Ipatinga e tampouco tem a ver com a realidade local.”

Segundo a Secretaria de Educação o plano foi construído com “a participação e anuência de um competente grupo de profissionais da área, usando como base modelos adotados com pleno êxito em diversas cidades do Brasil.” Na última segunda-feira, o prefeito Gustavo Nunes anunciou que o ano escolar em Ipatinga começa no dia 03 de fevereiro. Até o dia 21, ocorrerá a preparação das escolas e profissionais para receber os alunos. No dia 22, será aberto o ano letivo, obedecendo os 200 dias estabelecidos pelo Ministério da Educação que devem findar dentro do ano de 2021, em 21 de dezembro. O prefeito, acompanhando do secretário de Educação, Sérgio Mendes, anunciou também a elaboração do Plano, que no momento oportuno será apresentado à comunidade escolar.

Na visão do o secretário, “é natural que bons exemplos sejam, de fato, tomados como referência, especialmente quando está em questão a qualidade do ensino, mola-mestra e pedra angular da desejável formação cidadã”, destacando ainda que “o objetivo central não é outro senão acrescentar valores e contribuir para o bem-estar da sociedade e não há porque desmentir ou falsear o fato de que subsídios importantes para implantação do Plano foram recolhidos a partir de experiências bem-sucedidas já existentes.”

Sérgio Mendes ressaltou que “o município vive um momento de urgência e emergência, e o poder público não tem mais como postergar esta situação, ou adiar decisões que são necessárias e cobradas pelo conjunto da sociedade para vencer a inércia que tanto mal fez à cidade nos últimos meses. A responsabilidade do poder público é a de acelerar e, efetivamente, adotar soluções que promovam resultados em favor da coletividade.”

Finalizando, Sérgio Mendes destacou ainda que a retomada das aulas é uma decisão que compete ao Governo, no entanto, o diálogo e respeito aos profissionais da Educação são prioridade. Sendo assim, todo o processo de retomada está sendo construído em conjunto. Várias reuniões têm acontecido com a categoria. O calendário foi disponibilizado para apreciação dos diretores, que podem trazer sugestões. Também o SindiUte tem sido recebido prontamente, momento em que a administração acredita que poderá ser promovido o diálogo e o entendimento com os representantes, sendo que, o último encontro, ficou agendado para esta quinta-feira, 28.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM