HOME HEADER USIMINAS
HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

Fundação investe em projeto educacional pioneiro no Vale do Aço para retorno às aulas

Instituição desenvolveu solução com tecnologia de ponta para proporcionar aos alunos alto padrão de qualidade nos ensinos presencial e on-line

 

Desde o início da pandemia, a Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESFX) vem promovendo uma série de investimentos, de forma a acompanhar a evolução tecnológica e assegurar a continuidade de suas atividades com segurança, agilidade e qualidade.

Para garantir a máxima segurança durante e pós-pandemia, a FESFX adaptou as salas de aula de suas unidades transformando-as em “salas híbridas”, “Implementamos o que há de melhor em solução tecnológica para oferecer uma educação de qualidade e interativa. Nosso objetivo é tornar a experiência na sala de aula híbrida mais significativa e dinâmica”, comenta Solange Liége dos Santos Prado, Superintendente da Fundação Educacional São Francisco Xavier.

A proposta para o retorno às aulas consiste em estabelecer um rodízio de alunos para reduzir as aglomerações e garantir proteção à saúde de todos. Nessa perspectiva, a Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESFX) apresenta estratégias que combinam atividades presenciais e não presenciais.

De acordo com a Pedagoga em Tecnologia e Inovação da Fundação São Francisco Xavier, Giscelle Roque Andrade da Silveira, dentro da proposta pedagógica foram investidos recursos em tecnologia de ponta e todo o parque tecnológico da Instituição. “Mesmo de forma remota os alunos têm acesso a todas as metodologias pedagógicas disponibilizadas pela instituição”, explica.

 

Salas Híbridas

 

Para implantar as salas híbridas, a Fundação investiu em solução tecnológica, garantindo robustez e praticidade aos professores, aos estudantes e às famílias, principalmente neste momento de pandemia.

Foram adquiridas lousas digitais touch screen de 80 polegadas, câmeras de alta definição, microfones, notebooks, sistemas de iluminação e sonorização, kits multimídias, câmeras de segurança, construído um estúdio de gravação, ampliada a infraestrutura de internet, além da implantação da plataforma “Fala aí Saúde”, que monitora o estado de saúde de alunos e professores.

“Estamos com tudo preparado! Testamos a solução tecnológica com os nossos professores e alunos com resultados surpreendentes. Nosso objetivo é inovar e garantir a qualidade de ensino na transmissão das aulas ao vivo”, ressalta Solange.

Além das ações tecnológicas, a FESFX implantou os melhores protocolos de segurança contra a COVID-19, em parceria com a Fundação São Francisco Xavier e a Usiminas, como sinalização das unidades, testagem em massa para todos os alunos e colaboradores, além, da disponibilização de EPIs, rotina planejada e espaços readaptados. Tudo pensado nos mínimos detalhes, para garantir a máxima segurança da comunidade escolar.

Retorno das aulas

O retorno deverá ter estrita observância às medidas de proteção e restrição sanitárias estabelecidas. “O protocolo da FESFX recentemente foi entregue à Vigilância Sanitária. Nosso alvará está atualizado e estamos preparados para este retorno presencial. Tão logo a vigilância sanitária libere o retorno presencial, as aulas acontecerão no modelo híbrido, contando também com acesso remoto, conforme aconteceu no ano de 2020. Utilizando as mesmas plataformas e recursos. A FESFX está pronta para este retorno.”, conta Solange.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM

Home – IBI – Custom AD2